sexta-feira, 2 de setembro de 2011

SÉRIE: CONHECENDO DEUS COMO PAI DE AMOR #06

ESTUDO PARA GRUPOS PEQUENOS – ADULTOS


SÉRIE: CONHECENDO DEUS COMO PAI DE AMOR


TEMA DO ESTUDO VI: NOSSO PAI AMOR DESEJA QUE SEJAMOS COMO ELE


TEXTO: 1ªJoão 4:1-21


ESTUDO PARA O LÍDER



INTRODUÇÃO:


Ter a certeza e viver a certeza de que Deus nos ama é fonte de consolo e força... “A maior de todas as misérias é desconhecimento da providência de Deus; e a suprema bem-aventurança é conhecê-la” (Calvino).


A Bíblia diz que “agora, somos filhos de Deus” (1ªJo 3:2), bem como que o nosso “Pai, é pai de amor, de misericórdias e Deus de toda consolação”.


Embora não saibamos os motivos, sabemos pelas Escrituras e pela própria experiência, que DEUS NOS AMA E SEMPRE NOS AMARÁ. Deus nos ama porque Ele é amor e, portanto, a causa deste amor está nEle mesmo, o amor não é merecido, é oferecido, fruto da graça de Deus. É o Seu próprio amor que o moveu em direção ao homem pecador. Por amor Deus nos encontrou, nos resgatou e nos adotou como filhos e, como o nosso Pai celeste, cuida de nós, dando-nos a segurançade que Ele nunca nos deixará, nem nos abandonará e jamais desistirá nós, além de sempre consolar-nos em todas as nossas aflições, sem contudo, deixar de nos corrigir, quando necessário, para que sejamos cada vez mais capacitados e habilitados para compartilharmos da santidade de Jesus.


Na essência, o grande objetivo de Deus, o nosso Pai de amor, é que sejamos como Jesus em tudo (Cl 2:6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,7 nele radicados, e edificados, e confirmados na fé[...]”).


A natureza do amor é ativa, criativa e benigna. NÃO PODE PERMANECER IMÓVEL! Assim, onde houver amor, ele sempre terá a necessidade de dar, de compartilhar, de se envolver [...], não importa o preço a pagar. Como filhos do amor, Deus quer que amemos e vivamos em amor.


Devemos amar porque “Ele nos amou primeiro" (1ªJo 4:19), isto significa que sem receber esse amor, certamente, nunca poderemos amar verdadeiramente.Em outras palavras, para nós (os crentes), a resposta ao amor de Deus por nós é que amemos de volta, não apenas a Deus, mas também a humanidade.


Não há dúvidas, Deus nos amou (e nos ama) altruisticamente, sem quaisquer condições, contudo, espera que vivamos esse amor na prática (Mt. 22:37-40).


Disse Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei” (Jo 13:34).


A prática do amor cristão é uma ordenança divina, e a principal evidência da nossa salvação.O amor mútuo é a prova de que nascemos de novo, bem como, de que estamos em DEUS e Ele em nós.


Claramente a Bíblia nos ensina que é impossível desassociar de conduta (doutrina X prática – doutrina sem prática é “letra”, doutrina com prática é “espírito” – 2ªCo 3:6, cultuar sem adorar é ser crente teórico e ateu prático). Fé e prática são os dois lados da mesma moeda, uma vez que é natural que o comportamento de alguém reflita sua crença. A coerência entre nossa fé e a nossa prática de vida cristã, vivenciada pelo amor, é indispensável para que sejamos reconhecidos como discípulos de CRISTO.



èNão há dúvidas, o amor de Deus por nós, espera uma resposta nossa, e na visão de João, devemos demonstrar amor em tudo pelos seguintes motivos:



1). O amor é a própria natureza de DEUS (vv. 7-9), e Ele o demonstrou ao dar seu próprio Filho por nós (vv. 9,10). Quando amamos compartilhamos da sua natureza porque nascemos dEle (v. 7).


DEUS sempre age, em tudo, com Amor. DEUS nos ama de tal forma que foi capaz de nos dar o que ELE tinha de melhor, único e amado Filho, JESUS CRISTO, para que reconhecêssemos esse imenso amor.

Amor é resultado da ação do ESPÍRITO SANTO no crente – Rm 5:5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Os cristãos experimentam o amor de DEUS nos seus corações, pelo ESPÍRITO SANTO; especialmente em tempos de aflição. O verbo "derramar" (“despejar, distribuir amplamente”) está no tempo pretérito perfeito contínuo, significando que o ESPÍRITO continua a fazer o amor transbordar em nossos corações. É essa experiência sempre presente do amor de DEUS, que nos sustenta na tribulação e nos assegura que nossa esperança da glória futura não é ilusória. A volta de CRISTO para nos buscar é certa (cf. 8.17; Jo 14.3)


2). Porque DEUS nos amou, nós recebemos o Seu perdão e fomos reconciliados com Ele e temos experimentado o seu cuidado protetoral, provisional e consolativo, portanto, é nossa obrigação agir da mesma forma em relação ao nosso próximo, mesmo com grande custo pessoal.


Jo13:35 - A marca distintiva do crente (v. 35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros). CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCÍPULOS. O amor é a identidade do cristão! É a marca distintiva do crente! Expressar amor ao próximo é algo inerente à natureza daquele que é filho de DEUS. O Amor confirma a filiação divina (1ªJo 4:7). Este amor é, em suma, um amor abnegado e sacrificial, que visa ao bem do próximo (1ªJo 4:9-10).



3). Se amamos uns aos outros, DEUS habita em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado (v. 12).


1ªJo 3:7-10 (Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão”).


1ªJo 4:16-17- DEUS é a fonte e a causa do Amor - 16 “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 17 Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo”.



CONCLUSÃO:


1ªCo 13:13 O Amor é a essência das virtudes cristãs, por isso, amar é o grande desafio e alvo dos crentes. Romanos 13.8A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei”:


(1) O amor incondicional, imutável e perfeito de DEUS é manifesto em CRISTO.


(2) O amor é a identidade do cristão.


(3) Aqueles que são filhos de DEUS amam ao próximo, confessam que JESUS é o Filho de DEUS e confiam no amor divino.


Em suma o que Deus quer nós é que:


• creiamos em Cristo


• obedeçamos a Ele


• amemos uns aos outros






ESTUDO PARA O GRUPO


Pastoral do Boletim de 28/08/2011



O amor nos faz amar!



10 “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.16 E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. 19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 21 Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” (1ªJoão 4:7-21).



Ao longo desta série de pastorais estudamos sobre “DEUS COMO PAI DE AMOR”. O grande privilégio, diga-se de passagem, exclusivo dos cristãos verdadeiros, é contemplar Deus como Pai de amor. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus” (1ªJo 3:1).


Exploramos não somente o que as Escrituras dizem a respeito de Deus como o nosso Pai de Amor, mas também, como podemos experimentar, ao máximo, o amor deste Pai amoroso. Como usufruir deste relacionamento de amor com o nosso Pai.


Vimos que a despeito de nós, “Deus nos amou primeiro” e sempre nos amará. Deus nos amou porque Ele é amor e, pelo fato de ser imutável, Deus sempre age conforme é, por conseguinte, como é “UNO” (uma unidade), jamais suspende um dos Seus atributos em detrimento de outro. Deus é auto existente e eterno, por isso, o Seu amor não teve início, não tem fim e nem limites; e, como é santo, o Seu amor é puro e verdadeiro.


O amor de Deus, cuja causa está em si mesmo, a despeito de ser inexplicável, pode ser experimentado por todos os eleitos. Por amor, o Pai celeste cuida dos Seus filhos, dando-lhes a segurança de que Ele nunca os deixará, nem os abandonará e jamais desistirá deles, além de sempre consolá-los em todas as suas aflições, sem contudo, deixar de corrigí-los, quando necessário, para que eles sejam cada vez mais capacitados e habilitados para participarem da santidade de Jesus.


Na essência, o grande objetivo de Deus, o nosso Pai de amor, “Pai de misericórdias e Deus de toda consolação” é que sejamos como Jesus em tudo (Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele,nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças” – Cl 2:6-7).


O apóstolo João resume muito bem o assunto quando diz: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1ªJo 3:2).


A natureza do amor é ativa, criativa e benigna. Assim, onde houver amor, ele sempre terá a necessidade de dar, de compartilhar, de se envolver, independentemente do preço a pagar. Como filhos do amor, Deus quer que amemos em todas as circunstâncias (2ªCo 5:17).


Devemos amar porque “Ele nos amou primeiro" (1ªJo 4:19), isto significa que sem receber esse amor, certamente, nunca poderemos amar verdadeiramente. Em outras palavras, para nós (os crentes), a resposta ao amor de Deus é amarmos de volta, não apenas a Deus, mas também, indistintamente a humanidade.


Não há dúvidas, Deus nos amou (e nos ama) altruisticamente, sem quaisquer condições, contudo, espera que vivamos esse amor na prática (Mt. 22:37-40). Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:34-35).



A prática do amor cristão é uma ordenança divina, e a principal evidência da nossa salvação. O amor mútuo prova que nascemos de novo, que estamos em DEUS e Ele em nós.


Claramente a Bíblia nos ensina que é impossível desassociar a fé da conduta (do testemunho prático), visto ser natural o comportamento refletir a crença. A coerência entre a fé e prática cristã, vivenciada pelo amor, é indispensável para que sejamos reconhecidos como discípulos de CRISTO. O amor é a identidade e a marca distintiva do cristão! Expressar amor ao próximo é algo inerente à natureza daquele que é filho de DEUS. Podemos dizer que o amor confirma a filiação divina (1ªJo 4:7).


O amor nos faz amar e o amor de CRISTO é o padrão para amarmos os outros, mesmo com custo pessoal e, se amamos uns aos outros, o amor Deus é em nós aperfeiçoado (1ªJo 4: 12).

Por fim, o amor não pode, por um lado, ser um tema abandonado, nem por outro, um discurso isolado. Como cristãos, nossa cristologia só será autêntica se expressar o verdadeiro amor (Ef 5:1-2). Não amamos porque somos naturalmente bons, mas porque nascemos da graça. “Aqueles que são filhos de DEUS amam ao próximo, confessam que JESUS é o Filho de DEUS e confiam no amor divino”. O amor é o assunto principal da Bíblia e a razão de existir do cristianismo. Se somos discípulos de Cristo, obrigatoriamente, refletimos o amor de DEUS em todas as nossas atividades.


Pr. Marcos Serjo


Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá





PERGUNTAS PARA REFLEXÕES EM GRUPO


Deus Deseja que sejamos semelhantes a Ele


1ªJoão 3:1-10



1. De que maneira você se parece e age como seus pais?


2. Leia 1 João 3:1-10. Como o grande amor de Deus por nós é visto no título e no ‘status’ que Ele nos deu (v.1)?


3. De que forma o mundo desconhece os filhos de Deus, assim como não conheceu seu Filho (v. 1)?


4. A despeito de sermos filhos de Deus, João diz que “ainda não se manifestou o que haveremos de ser” (v.2). Quais são algumas das particularidades que você deseja sobre a vida depois da vinda de Cristo?


5. De uma coisa já sabemos: quando Cristo for visto em toda sua pureza, “seremos semelhantes a Ele” (v.2). Como a santidade de Jesus motiva-o a purificar sua vida (v.3)?


6. Relacione algumas maneiras pelas quais nossa vida deve demonstrar pureza moral e espiritual.


7. Muitas pessoas dizem conhecer a Deus. Mas, de acordo com João, como nosso comportamento confirma ou refuta esta afirmação (vv. 4-6)?


8. Por ser a justificação um dom de Deus, o qual não se baseia em "obras", algumas vezes concluímos que um crente genuíno pode até viver uma existência imoral. Como este tipo de pensamento pode nos levar à perdição (vv 7-8)?


9. Por que é, impossível para os que são "nascidos de Deus" continuaremna prática do pecado (v.9)?


10. Claramente João não tem em mente a perfeição sem pecado (veja 1:8-9; 2:1-2). O que ele quer dizer então, quando diz que nós não podemos "continuar pecando"?


11. Quais as semelhanças entre você e seu Pai celestial?De que maneiras específicas você deseja ser como Ele? (Nãorespondaapenas "de todasas maneiras").


12. João parece dividir o mundo inteiro entre os filhos de Deus e os do diabo (v. 10). Ao examinar os versículos 1-10, de que maneira cada um de nós se assemelha ao seu pai?


13. Agradeça a Deus por lhe conceder o privilégio de ser Seu filho. Peça-lhe que o ajude a refletir seu amor e sua pureza de maneira prática.



Versículo para Memorizar


“Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro” (João 3:2-3).



Antes de Continuar


João nos diz que o amor por nossos irmãos e irmãs em Cristo é um sinal de que somos filhos de Deus. Leia e reflita 1ªJoão 4:7-12. Como Deus revelou Seu amor por nós? Como seu amor estabelece o padrão para nosso amor pelos outros? De que maneiras específicas você pode demonstrar Seu amor a alguém hoje ou durante esta semana? Peça-lhe a oportunidade e a força para refletir seu amor àquela pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário