sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SÉRIE: CONHECENDO DEUS COMO PAI DE AMOR #03


ESTUDO PARA GRUPOS PEQUENOS – ADULTOS


SÉRIE: CONHECENDO DEUS COMO PAI DE AMOR


TEMA DO ESTUDO III: O DEUS DA PROVISÃO CUIDA DE NÓS


TEXTO: Salmo 103 e Mateus 6:9-13


ESTUDO PARA O LÍDER


Introdução:


No estudo anterior vimos que o nosso Pai amor é Deus presente, nunca nos deixa nem nos abandona. O cuidado de Deus por nós, indiscutivelmente, é algo estupendo, contudo, inexplicável, entretanto, perfeitamente experimentável. Não podemos explicar o cuidado de Deus por nós, mas podemos experimentá-lo. “[...] as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe(“conhecer, distinguir, saber por experiência, estar familiarizado”) muito bem” (Sl 139:14).


Não sabemos por que Deus cuida de nós, mas sabemos que Ele cuida. O cuidado de Deus, o nosso Pai de amor, se revela em nosso favor de:


1. maneira protetoral - nos protegendo, estando sempre conosco, nunca nos deixando e/ou abandonando, sempre nos guiando por “caminhos seguros”. Como diz o escritor da carta aos hebreus: “[...] porque Ele mesmo disse: “Eu nunca te deixarei (“eu nunca relaxarei o cuidado, nunca desistirei, não deixarei afundar”) e jamais te abandonarei (“jamais deixarei para trás”);



2. maneira provisional - como Deus da Provisão, não deixando nada nos faltar. “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, [...] pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais [...]pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos [...]” (Atos 17: 24-25, 28).



3. maneira consolativa – confortando, consolando e encorajando os Seus filhos.“É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus” (2 Coríntios 1:4)



Em todos os casos, o cuidado de Deus fundamenta-se no Seu caráter Onisciente, Onipotente, Onipresente, Sábio e Soberano, bem como, em Seus atributos de Bondade e Misericórdia. “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno” (Sl.103:8).


Como o poeta sacro, podemos dizer: Não sei por que de Deus o amor, a mim se revelou, por que Jesus, meu salvador, na cruz me resgatou. Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, e guardará, pois, o meu tesouro até ao dia final” (Hino 105 HNC).


Não há nenhum esforço na Bíblia para produzir provas da existência, essência, natureza e personalidade de Deus. O Deus da Bíblia é o Deus que se auto revela, que age, que comunica Sua vontade, que escolhe, protege e salva os escolhidos. O Deus da Bíblia é o “Deus da experiência, não da especulação”. É o Deus da Criação, da providência, da eleição, da redenção, da justificação e da consumação. É Deus ‘uno’ e ‘trino’ (‘triúno’) na mesma divindade e ao mesmo tempo. É imutável e sempre agirá conforme o Seu ser e, portanto, nunca falhará! É Deus absoluto, indefinível, indecifrável e inescrutável, contudo, se revelou nas Escrituras com vários nomes, por meio dos quais, podemos saber muito sobre o Seu ser e sobre como se relaciona com a Sua obra.


Veremos hoje sobre o cuidadoprovisional de Deus, a revelação de Deus como “YahwehJireh” (Jeová-Jireh), oDeus da provisão (o Senhor provê).


Abundantemente a Bíblia mostra provas incontestáveis da manifestação do Deus da Providência. Ele tem tudo sob o Seu controle (Sl 104), Deus sustenta todos os seres vivos que habitam sobre a terra, nos rios e nos mares. Todos dependem do Seu sustento (Sl 104.21 e 27-29).


Deus criou o homem, governa soberano sobre ele e o sustenta desde o ventre da sua mãe, conforme muito bem entendeu o salmista (Sl 71:6). O Deus Todo-Poderoso é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas, sejam bons ou maus, justos ou injustos (Is 46:3-5; At 17.24-25; Mt 5.45).


Na visão do profeta Isaías (Is. 41:9, 10,13,17-20), o nosso Pai de amor, é o Deus que sustenta, ajuda e salva.


A bondade e a Misericórdia de Deus são os dois tributos básicos exaltados por Davi no salmo 103, para expressar o amor providencial de Deus. Os Salmos 103 e 104 são considerados peças gêmeas e juntos louvam ao bondoso e misericordioso Deus como oDeus da provisão”, como o Pai de amor que sempre cuida de nós.


EU NÃO POSSO EXPLICAR POR QUE DEUS CUIDA DE MIM, MAS EU SEI QUE ELE CUIDA DE MIM E NADA ME FALTARÁ.


As verdades reveladas no salmo 103 deixam claro que o Deus da Provisão, o nosso Pai de amor, cuida de nós por causa da Sua bondade e a Misericórdia:


I – A BONDADE


A teologia cristã declara que Deus é bom. Em todas as páginas da Bíblia, de maneira implícita ou explícita, podemos ver a bondade de Deus. A bondade de Deus é o motivo de todas as bênçãos que Ele nos outorga dia a dia. Deus nos criou pela bondade de Seu coração e nos redimiu pela mesma razão.


A bondade é um dos atributos de Deus, e como tal não sobre variação. Ele nunca foi mais bondoso do que é agora, nem jamais será menos do que já foi ou é. A causa de Sua bondade está nEle mesmo. Deus sempre cuidará de nós, porque sempre será bom (Salmos 52:1 “[...] Pois a bondade de Deus dura para sempre”).



II – A MISERICÓRDIA


A Misericórdia é outro atributo de Deus exaltado por Davi, no Salmo 103 para expressar a verdade de que Deus sempre cuidará de nós. A misericórdia de Deus é um atributo da natureza divina que o predispõe à compaixão ativa. A misericórdia não teve início, existe desde a eternidade; também, nunca deixará de existir. Não aumentará porque já é infinita; e nunca será menor por ser absoluta. Não há nada que tenha ocorrido ou que possa acontecer no céu, na terra ou no inferno, que possa mudar a terna misericórdia de nosso Deus. Ela dura para sempre (Salmos 103:17“Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça”).


è Quando aprendemos que Deus é bom e misericordioso, que bondade e misericórdia sempre farão parte de Seu ser, e que nós, Seus filhos, sempre seremos alvos destas bênçãos, não por nós, mas por ele mesmo, podemos descansar nEle...


Certo da absoluta e infalível providência de Deus, Jesus incentivou-nos a descansar n’Ele (Mt 6:25-34). Na oração dominical ensinou:“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;o pão nosso de cada dia dá-nos hoje (“o pão que é-nos necessário, dá-nos hoje, dia após dia”) [...]” (Mt 6:9-13). Uma das grandes lições desta oração está no fato de que o majestoso Deus que domina todo o universo, também se preocupa com as nossas necessidades e nos ensina a suplicar-lhe por elas. Pão aqui (que era a comida principal de Israel) significa a comida em geral, bem como todas as nossas necessidades físicas, tudo aquilo que é necessário à vida. Se Jesus nos ensinou a pedir por nossas necessidades, decorrentemente, fica claro que Deus não despreza, nem menospreza o nosso corpo físico, Deus cuida do homem inteiro e sabe das suas carências vitais.


Sobre esta parte da oração dominical, claramente Jesus ensina sobre:


1. MODERAÇÃO - (“o pão que é-nos necessário, dá-nos hoje, dia após dia”).


Vejamos os textos corroborativos: “Nada tendes, porque não pedis;3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tg 4:2-3);


Palavras de Agur: 7 “Duas coisas te peço; não mas negues, antes que eu morra:8 afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;9 para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus” (Pv 30: 7-9).


A moderação é um aprendizado que deve nos acompanhar em toda a nossa vida. Calvino dizia que “a riqueza residia em não desejar mais do que se tem e a pobreza, o oposto”. E a prosperidade é semelhante à embreaguez que adormece as almas. A verdadeira riqueza sempre está em Deus.


2. CONFIANÇA –(“o pão que é-nos necessário, dá-nos hoje, dia após dia”).


Esta petição nos desafia a confiar diária e continuamente no Pai celeste, no Deus da Provisão.


25 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? [...] 34 “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:25, 34).


Paulo ratifica a lição em Filipenses: 6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças Fp 4:6).


3. DEPENDÊNCIA -(“o pão que é-nos necessário, dá-nos hoje, dia após dia”).


Nenhuma obra da criação (incluindo o ser humano) é independente em si mesma, tudo depende do Criador.“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, [...] é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais [...]pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17: 24-25, 28).


Sl 104:13 “Do alto de tua morada” Deus cuida de tudo e todos.


4. GENEROSIDADE- (“o pão que é-nos necessário, dá-nos hoje, dia após dia”).


A oração diz: “dá-nos” e não “dá-me”. Aqui, aprendemos a não ser egoístas, preocupando-nos apenas com as nossas necessidades, Jesus nos ensina a interceder pelos outros também...



Nesta oração, Jesus deixa claro que o Senhor (o Deus da Providência) cuida de nós dia após dia (Sl 37:25).


Paulo ratificou essa certeza quando disse: o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19). Corroborando com a mesma certeza o apóstolo Pedro completa: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:6-7).


“A maior de todas as misérias é desconhecimento da providência de Deus; e a suprema bem-aventurança é conhecê-la” (Calvino).


CONCLUSÃO:


ü EU NÃO SEI DEFINIR O AMOR, mais sei que o meu Pai celeste me ama e o Seu amor se manifesta em mim de maneira COMPASSIVA - PERDOADORA – RESTAURADORA.


ü EU NÃO POSSO EXPLICAR O CUIDADO DE DEUS POR MIM, MAS POSSO EXPERIMENTÁ-LO. Pela minha experiência eu sei que Ele nunca me deixará e nunca me abandonará, jamais desistirá de mim;


ü EU NÃO POSSO EXPLICAR POR QUE DEUS CUIDA DE MIM, mais eu sei que Ele cuida de mim e nada me faltará.


Não sei por que Deus cuida de mim, mais sei que Ele é o meu Pastor e nada me faltará! (Sl 23).




ESTUDO PARA O GRUPO


Pastoral do Boletim de 07/08/2011



Jeová-Jirehsempre estará contigo, não temas, nada te faltará!



“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais [...]pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração” (Atos 17: 24-25, 28).



Sabemos que o nosso Pai de amor “sempre estará conosco, nunca nos deixará”. O cuidado de Deus por nós, indiscutivelmente, é algo estupendo, contudo, inexplicável! Somos obrigados a concordar com o rei Davi quando disse: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim:é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Sl 139:6).


O inexplicável cuidado de Deus por nós ultrapassa a nossa compreensão e imaginação, contudo, é perfeitamente experimentável. Não podemos explicar o cuidado de Deus por nós, mas podemos experimentá-lo. “[...] as tuas obras são admiráveis,e a minha alma o sabe(“conhecer, distinguir, saber por experiência, estar familiarizado”) muito bem” (Sl 139:14).


Não sabemos por que Deus cuida de nós, mas sabemos que Ele cuida. O cuidado de Deus, o nosso Pai de amor, se revela em nosso favor de maneira protetoral (nos protegendo, estando sempre conosco, nunca nos deixando e/ou abandonando, sempre nos guiando por “caminhos seguros”), como diz o escritor da carta aos hebreus: “[...] porque Ele mesmo disse: “Eu nunca te deixarei (“eu nunca relaxarei o cuidado, nunca desistirei, não deixarei afundar”) e jamais te abandonarei” (“jamais deixarei para trás”); de maneira provisional (como Deus da Provisão, não deixando nada nos faltar); de maneira consolativa, confortando e encorajando os Seus filhos. Em todos os casos, o cuidado de Deus fundamenta-se no Seu caráter Onisciente, Onipotente, Onipresente, Sábio e Soberano, bem como, em Seus atributos de Bondade e Misericórdia.“O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno” (Sl.103:8).


Como o poeta sacro, podemos dizer: “Não sei por que de Deus o amor, a mim se revelou, por que Jesus, meu salvador, na cruz me resgatou. Mas eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que é poderoso, e guardará, pois, o meu tesouro até ao dia final” (Hino 105 HNC).


Não há nenhum esforço na Bíblia para produzir provas da existência, essência, natureza e personalidade de Deus. O Deus da Bíblia é o Deus que se auto revela, que age, que comunica Sua vontade, que escolhe, protege e salva os escolhidos. O Deus da Bíblia é o “Deus da experiência, não da especulação”. É o Deus daCriação, da providência, da eleição, da redenção, da justificação e da consumação. É Deus ‘uno’ e ‘trino’ (‘triúno’) na mesma divindade e ao mesmo tempo. É imutável e sempre agirá conforme o Seu ser e, portanto, nunca falhará! É Deus absoluto, inidentificável, indefinível, indecifrável einescrutável, contudo, se revelou nas Escrituras com váriosnomes, por meio dos quais, podemos saber muito sobre o Seu ser e sobre como se relaciona com a Sua obra.


Nesta pastoral veremos o cuidadoprovisional de Deus, a revelação de Deus como “YahwehJireh” (Jeová-Jireh),oDeus da provisão (o Senhor provê).


Abundantemente a Bíbliamostra provas incontestáveis da manifestação do Deus da Providência. Ele tem tudo sob o Seu controle (Sl 104), Deus sustenta todos os seres vivos que habitam sobre a terra, nos rios e nos mares. Todos dependem do Seu sustento (Sl 104.21 e 27-29).


Deus criou o homem, governa soberano sobre ele e o sustenta desde o ventre da sua mãe, conforme muito bem entendeu o salmista: "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe"(Sl 71:6). O Deus Todo-Poderoso é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas, sejam bons ou maus, justos ou injustos(Is 46:3-5; At 17.24-25; Mt 5.45).


Na visão do profeta Isaías, o nosso Pai de amor, é o Deus que sustenta, ajuda e salva: “Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei,não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo [...]não te desampararei.[...]para que todos vejam e saibam, considerem e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou”. (Is. 41:9, 10,13,17-20).


A bondade e a Misericórdia de Deus são os dois tributos básicos exaltados por Davi no salmo 103, para expressar o amor providencial de Deus. Os Salmos 103 e 104 são considerados peças gêmeas e juntos louvam ao bondoso e misericordioso Deus como oDeus da provisão”, como o Pai de amor que sempre cuida de nós.


Certo da absoluta e infalível providência de Deus, Jesus incentivou-nos a descansar n’Ele (Mt 6:25-34). Na oração dominical ensinou:“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;o pão nosso de cada dia dá-nos hoje [...]” (Mt 6:9-13). Uma das grandes lições desta oração está no fato de que o majestoso Deus que domina todo o universo, também se preocupa com as nossas necessidades e nos ensina a suplicar-lhe por elas. Nesta oração está claro a certeza da providência de Deus, bem como a necessidade de estarmos sempre atentos a este fato, certos de que o Senhor cuida de nós dia após dia (Sl 37:25). “A maior de todas as misérias é desconhecimento da providência de Deus; e a suprema bem-aventurança é conhecê-la” (Calvino).


Paulo ratificou essa certeza quando disse: “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19). Corroborando com a mesm certeza o apóstolo Pedro completa: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós (1Pe 5:6-7).


Não sei por que Deus cuida de mim, mais sei que Ele é o meu Pastor e nada me faltará! (Sl 23).




Pr. Marcos Serjo


Pastor Sênior da IPB Central de Cuiabá




PERGUNTAS PARA REFLEXÕES EM GRUPO


YahwehJireh” (Jeová-Jireh),sempre estará de nós!



O cuidado de Deus por nós incomparavelmente maior do que qualquer manifestação paternal humana. Ele é o primeiro e original Pai, e todo amor paternal humano é apenas um pequeno reflexo do zelo que o Senhor demonstra para com seus filhos. O Salmo 103 descreve algumas maravilhosas características deste cuidado. É um dos mais belos salmos de todo o livro. Não apresenta nenhum pedido, dedica-se exclusivamente a louvar e agradecer ao Senhor por Suas bênçãos, particulares e coletivas. O salmista louva e agradece (pessoalmente) a provisão de Deus, fruto da Sua bondade e misericórdia e, instrui para que todos os servos de Deus ajam da mesma forma.


O salmo pode ser dividido em quatro partes, senão vejamos:


Vs. 1-5 - Deus que nos abençoa individualmente


Vs. 6-13 - Deus que abençoa todo o Seu povo e todos têm motivos para bendizê-lo


Vs. 14-18 - Deus que reconhece a fragilidade do homem e se compadece dele


Vs. 19-22 – O soberano Deus da providência é digno do louvor de todas as Suas criaturas


NOTA: “Bendizer”, significa alegrar o coração do Senhor expressando amor e gratidão por tudo o que ele é e tudo o que ele faz. “ó minha alma [...] e tudo o que há em mim”...



1. De que maneira os pais demonstram algumas das melhores qualidades do amor para com seus filhos?


2. Leia o Salmo 103. Os versículos 1 a 5 descrevem algumas das razões pessoais de Davi para louvar ao Senhor. Que coisas boas Deus fez por ele? (veja os “quem”)


3. De que formas específicas você tem experimentado o perdão, a cura, a redenção, o amor e a compaixão de Deus (vv. 3-4)?


4. Como Deus satisfaz seus desejos com coisas boas (v. 5)?


5. Que qualidades excelentes de Deus o salmista Davi focaliza nos versículos 6 a 12?


6. Como os versículos 8 a 12 tentam descrever a magnitude do amor de Deus por nós e a vastidão de seu perdão?


7. Qual de nossas fraquezas humanas evoca a compaixão de Deus (vv. 14-16)?


8. Se somos tementes a Deus, como Seu amor triunfa sobre nossas fraquezas (vv. 17,18)?


9. (VV. 19-22) Diante da bondade de Deus, o salmista faz um convite universal e encerra o salmo com um apelo a todas as criaturas do universo a bendizerem ao Senhor: os anjos (os exércitos de Deus), todas as obras de Deus e a alma do próprio salmista.Qual a qualidade de Deus que o leva a sentir vontade de se juntar a este louvor?


Versículo para Memorizar


“Bendize, ó minha alma, ao Senhor; tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios” (Sl 103:1-2).


Antes de Continuar


Pense nos benefícios de Deus por você. Agora dê alguns exemplos específicos dos títulos que Davi menciona. Por exemplo: quais são alguns dos pecados em sua vida que Deus perdoou e esqueceu? Quais doenças ou males Ele tem curado? De que “abismos” o Senhor tem livrado você? De que forma (específica) Ele demonstra amor e compaixão para com sua vida? Que coisas boas Ele lhe tem dado para satisfazer seus desejos? Use esses itens específicos como base para um momento de adoração, gratidão e louvor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário